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ST 01 - História e formação de identidades.

Segunda, dia 05 de outubro

 

A identidade social do negro no contexto de discriminações

Claudio Silva Ribeiro – UEMA

 

Indígenas e Quilombolas: o que há de comum e as intersecções entre eles.

Lilian Soares da Silva - SME-SP

 

O lugar do negro na sociedade brasileira: análise das relações étnico-raciais da atualidade, pautadas pela exclusão histórica do negro e sua luta por igualdade social.

Roberto Magalhães dos Santos – UMESP

 

O quebra-cabeça e as figuras em 3d como instrumento didático para o ensino da arte afro-brasileira e seus desdobramentos sociais.

Lucilene Aparecida Muniz da Conceição – UFRB

 

O patrimônio cultural das comunidades quilombolas após a Constituição Federal de 1988.

Aguinaldo de Melo Elias - UNICAP

 

ST 02 - História, currículo, métodos e abordagens

Segunda, 05 de outubro

 

O neoliberalismo na cultura escolar:  A análise do Livro Didático, Nono Ano do Ensino Fundamental (PNLD 2020).

Josieuder Silva Pereira – UEMA

 

 

Reflexividade pedagógica docente e sua relação com o livro didático de história.

Ana Paula dos Santos Reinaldo Verde – UEMA

 

Reflexões sobre a interdisciplinaridade entre a História e a Filosofia: tópicos relacionados ao ensino.

Jonathan Fachini da Silva - CLFD-UFPEL/SESI-RS

 

O Mestrado Profissional e Novas Perspectivas na Prática Cotidiana no Ensino de História.

Ronison Penha de Paula - UNIFAL

 

ST 03 - História, Sociedade e Patrimônio cultural

Segunda, 05 de outubro

 

O movimento dos trens a vapor nos arrabaldes recifenses (1867-1889).

Lamarck Montenegro de Vasconcelos – UNICAP

 

Histórias, memórias e fotografias de instituições: uma revisão bibliográfica.

Deise Inára Cremonini Dagnese – IFRS

Maria Augusta Martiarena de Oliveira - IFRS

Os documentos destituídos de caracteres e a sua patrimonialização no Brasil: Trajetória, legislação, especificidades e desafios.

Pedro Augusto Diniz Silva – UEG

 

Bibliotecas, memória e patrimônio

Jaqueline Moraes Fernandes – UEG

Neemias Oliveira da Silva – UEG

 

Centro de Memória e Cultura do Poder Judiciário do Estado de Goiás: entre a memória do poder e o poder da memória.

Laylla Nayanne Dias Lopes Vilarinho – UEG

 

ST 04 - História e Lugares de memórias

Segunda, 05 de outubro

 

O Arquivo Público e Histórico Municipal do Rio Grande e suas potencialidades para o ensino de história.

Erick Silva da Rosa - FURG

 

 

O IPHAN como agente promotor de igualdade racial no brasil: histórico e possibilidades.

Victor Henrique Fernandes e Oliveira - UEG

 

Entre o histórico e o econômico: a complexa relação entre espaços urbanos.

Edinéa de Oliveira Angelo - UEG

 

Educação Patrimonial a partir de um roteiro histórico geográfico em Inhaúma - Rio de Janeiro.

Vagner Jose de Moraes Medeiros - UFF

 

Nova Prata: História Local, Educação Patrimonial e Ensino de História.

Cassiano Miglia Vacca - UCS

 

ST 05 - Protagonismo negro: questões do

passado e do presente

Terça, 06 de outubro

 

A Revolução do Haiti na Historiografia: apagamentos que reescrevem nossa História.

Glênia Caetano Freitas Alves - FURG

 

Patrimônio, capoeira e prisão: Fernando de Noronha no século XIX.

Maria Eduarda Rodrigues Antunes - UNICAP

 

Registro de memória do escravo Leandro Aprígio da Purificação, como patrimônio histórico e cultural, no Recife Oitocentista. Escravidão e liberdade, Apelação no Tribunal da Relação, na década de 1850 e 1860.

José Anselmo da Silva - UNICAP

 

Cabelo crespo na construção da identidade negra.

Kátia Maria dos Santos Barbosa – UFRB

 

ST 06 - História, poesia, música e seu ensino

Terça, 06 de outubro

                                   

Manoel Monteiro e o Novo Cordel.

Maria Helena do Rosário de Pontes - UNICAP

 

Ensino de História e Música.

Lisiara Guazzelli Borsoi – UCS

 

Música - Identidades Fragmentadas em Tempos de Pandemia.

Tiago Cardoso da Silva - UNICAP

 

Os instrumentos musicais e a musicalidade indígena: uma relação entre a colônia e a contemporaneidade na atuação do músico e educador indígena Wakay.

Fabricio Lyrio Santos - UFRB

Tamires Santos Teles - UFRB

 

ST 07 - História, ensino, diversidade e gênero

Terça, 06 de outubro

 

Cristóvão Colombo e os inimigos do futuro: a atualidade e o politicamente correto se insurgem contra o legado do descobridor da América.

Mario Caldonazzo de Castro - UNIFAL

 

Educação primária para os negros libertos no final do século XIX.

Márcia Schlapp – UFRB

 

 

Patrimônio Cultural e Educação Escolar Indígena.

Edilson Pereira Santos - UEG

 

Apontamentos sobre trajetórias femininas: mulheres na Porto Alegre do século XVIII e XIX.

Denize Terezinha Leal Freitas - SEDUC-RS / UNIPAMPA

 

A importância da lei de nº 463, de 2 de setembro de 1847, e a legitimação dos filhos ilegítimos naturais livres e espúrios.

Sandra da Silva Conceição - UFRB

 

Representações culturais das mulheres na china (1892-1934): O ensino de história a partir dos romances a boa terra e pavilhão de mulheres, de Pearl Buck.

Márcio Rodrigues - UCS

 

ST 08 - Ensino de História: legislação, material didático e práticas educacionais

Quarta, 07 de outubro

 

BNCC e os novos desafios da prática docente: o que deve constar nos currículos atuais?

Raíssa Caroline Macau Mendes - UEMA    

 

História Econômica e História dos Conceitos no ensino básico: o Dicionário de Conceitos e Temas Econômicos para Jovens como ferramenta para o Ensino de História.

Werbeth Serejo Belo - UC

 

O ensino de História por meio da arqueologia.

Adelson Barbosa dos Santos - UFT

 

O desafio da formação docente em História.

Marcos Vinicius Ferreira Trindade - UEMA

 

O livro didático e as temporalidades religiosas: problematizando as representações sobre Tempo, Cronologia e Religiões a partir de um livro didático de História.

Rimilla Queiroz de Araújo - UEMA

 

ST 09 - História, formação de professores e

novas tecnologias.

Quarta, 07 de outubro

 

Capitão América – reflexo de seu tempo: As histórias em quadrinhos como objeto de pesquisa e ensino.

José Carlos da Silva Cardozo - FURG

 

O uso das tecnologias móveis em tempos de pandemia.

Jimmy Iran dos Santos Melo - UFRR

 

Biblioteca digital de periódicos de medicina: Hemeroteca Antônio Pedro.

Ana Lúcia Torres Marinho - UFF/FGV

 

Ensino e Oralidade: vozes do Além Medieval na Visão de Túndalo.

Bianca Trindade Messias - UEMA

  

ST 10 - História, conflito e sociedade: relações

passado e presente

Quarta, 07 de outubro

 

A Líbia e o problema da primavera árabe no livro didático do terceiro ano do ensino médio.

Línik Sued Carvalho da Mota - URCA

 

Racismo, política e esporte: Notas sobre a militância negra e luta Antiapartheid através da Folha de São Paulo.

Camila Santos do Nascimento - UFRB

 

A missão dos redentoristas irlandeses em terras brasileiras.

Luciene de Sousa Ribeiro - UFT

 

Clarice Lispector: a infância no Recife revelada na literatura (1925-1935).

Henrique Inojosa Cavalcanti - UNICAP

 

ST 11 - História: o Urbano e o Patrimônio

Quarta, 07 de outubro

 

#PARTIUMUSEU Ressignificando a percepção de museu no município de Vacaria/RS através do ingresso no espaço virtual e de ações educativas.

Manoela Grazziotin Rodrigues - UCS

 

A Preservação dos bens culturais edificados e o Patrimônio Art Déco em Goiânia-GO.

Maysa Moreira Antunes - UEG

Wilton de Araujo Medeiros - UEG

 

Festa em Louvor a São José em Mossâmedes- GO: Patrimônio e Memória de uma cidade (2010 - 2020).

Stefany Lorrane Menezes Ferreira - UEG

 

O Patrimônio Histórico Cultural da cidade de Goiás: ações para incentivo a preservação.

Neemias Oliveira da Silva - UEG

Elisangela da Silva Beltrão -  UEG

  

ST 12 - História e Ensino de História do Brasil

Quinta, 08 de outubro

 

De “afilhado de Padre Cícero” a “comunista subversivo”: a trajetória militante de Pedro Coutinho Filho.

Leonardo Soares dos Santos - UFF

 

Identidade Nacional Brasileira e Cultura Empresarial.

Luciano Medrado Cruz Porto – FGV

 

O desenvolvimento integral em história: A Ditadura Civil-militar em múltiplas espacialidades.

Paulo Leandro da Costa Moraes - UEMA

 

Polarização política na eleição presidencial de 2018.

Arthur Maziero - UCS

 

A perspectiva da História Oral na compreensão do 3.º Batalhão Rodoviário.

Pâmela Brochetto de Castilhos - UCS

 

ST 13 - Ensino de história e relações de poder e dominação

Quinta, 08 de outubro

 

As relações políticas entre romanos e bárbaros constituídas na Hispania: uma revisão bibliográfica a partir do ponto de vista de historiadores brasileiros.

Ricardo Luiz de Souza - UNIFAL

Natasha Vechi Kraüss - UNIFAL

 

Batalha de Ourique: Filosofia e Justiça na Fundação de Portugal.

Lucas Magalhaes Costa - UNIFAL

 

Dominação e Submissão nas Cantigas de Amor no Movimento Trovadoresco.

Clenilda Maria de Faria Santos - UNIFAL

 

História e Poder: uma análise dos escritos de Giraldo e Pedro Márcio sobre as revoltas em Santiago de Compostela (séc. XII).

Jordano Viçose - UFES

 

O maravilhoso Novo Mundo do século XVI e seus habitantes bárbaros e selvagens.

Daniel Aroni Alves - UNIFAL

 

São João da Cruz: um despertar do misticismo em meio às reformas espirituais do século XVI.

Silmara Luiza Órfão Novais Passos – UNIFAL

 

ST 14 - História, ensino e cultura

Quinta, 08 de outubro

 

Sacralização e ressacralização: Uma leitura semiótica nos rituais às entidades nos cultos afro-brasileiro.

Jêibel Márcio Pires Carvalho - UEMA

 

Famílias da Teranga: A comunidade muçulmana senegalesa em Caxias do Sul.

Franciele de Almeida de Oliveira - UCS

 

Identidade(s) nacional(is) na literatura anticolonial de Pepetela.

Moisés Damian Bonniek Almeida Cesar - UFRB

 

Identidade, territorialidade e resistência negra do Quilombo Sambaquim na Contemporaneidade.

José Luiz Xavier Filho - UPE

 

A representação de José Bonifácio e o abolicionismo.

Adísio Genu de Freitas Júnior - UNICAP