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ST 01 - História e formação de identidades.
Segunda, dia 05 de outubro
A identidade social do negro no contexto de discriminações
Claudio Silva Ribeiro – UEMA
Indígenas e Quilombolas: o que há de comum e as intersecções entre eles.
Lilian Soares da Silva - SME-SP
O lugar do negro na sociedade brasileira: análise das relações étnico-raciais da atualidade, pautadas pela exclusão histórica do negro e sua luta por igualdade social.
Roberto Magalhães dos Santos – UMESP
O quebra-cabeça e as figuras em 3d como instrumento didático para o ensino da arte afro-brasileira e seus desdobramentos sociais.
Lucilene Aparecida Muniz da Conceição – UFRB
O patrimônio cultural das comunidades quilombolas após a Constituição Federal de 1988.
Aguinaldo de Melo Elias - UNICAP
ST 02 - História, currículo, métodos e abordagens
Segunda, 05 de outubro
O neoliberalismo na cultura escolar: A análise do Livro Didático, Nono Ano do Ensino Fundamental (PNLD 2020).
Josieuder Silva Pereira – UEMA
Reflexividade pedagógica docente e sua relação com o livro didático de história.
Ana Paula dos Santos Reinaldo Verde – UEMA
Reflexões sobre a interdisciplinaridade entre a História e a Filosofia: tópicos relacionados ao ensino.
Jonathan Fachini da Silva - CLFD-UFPEL/SESI-RS
O Mestrado Profissional e Novas Perspectivas na Prática Cotidiana no Ensino de História.
Ronison Penha de Paula - UNIFAL
ST 03 - História, Sociedade e Patrimônio cultural
Segunda, 05 de outubro
O movimento dos trens a vapor nos arrabaldes recifenses (1867-1889).
Lamarck Montenegro de Vasconcelos – UNICAP
Histórias, memórias e fotografias de instituições: uma revisão bibliográfica.
Deise Inára Cremonini Dagnese – IFRS
Maria Augusta Martiarena de Oliveira - IFRS
Os documentos destituídos de caracteres e a sua patrimonialização no Brasil: Trajetória, legislação, especificidades e desafios.
Pedro Augusto Diniz Silva – UEG
Bibliotecas, memória e patrimônio
Jaqueline Moraes Fernandes – UEG
Neemias Oliveira da Silva – UEG
Centro de Memória e Cultura do Poder Judiciário do Estado de Goiás: entre a memória do poder e o poder da memória.
Laylla Nayanne Dias Lopes Vilarinho – UEG
ST 04 - História e Lugares de memórias
Segunda, 05 de outubro
O Arquivo Público e Histórico Municipal do Rio Grande e suas potencialidades para o ensino de história.
Erick Silva da Rosa - FURG
O IPHAN como agente promotor de igualdade racial no brasil: histórico e possibilidades.
Victor Henrique Fernandes e Oliveira - UEG
Entre o histórico e o econômico: a complexa relação entre espaços urbanos.
Edinéa de Oliveira Angelo - UEG
Educação Patrimonial a partir de um roteiro histórico geográfico em Inhaúma - Rio de Janeiro.
Vagner Jose de Moraes Medeiros - UFF
Nova Prata: História Local, Educação Patrimonial e Ensino de História.
Cassiano Miglia Vacca - UCS
ST 05 - Protagonismo negro: questões do
passado e do presente
Terça, 06 de outubro
A Revolução do Haiti na Historiografia: apagamentos que reescrevem nossa História.
Glênia Caetano Freitas Alves - FURG
Patrimônio, capoeira e prisão: Fernando de Noronha no século XIX.
Maria Eduarda Rodrigues Antunes - UNICAP
Registro de memória do escravo Leandro Aprígio da Purificação, como patrimônio histórico e cultural, no Recife Oitocentista. Escravidão e liberdade, Apelação no Tribunal da Relação, na década de 1850 e 1860.
José Anselmo da Silva - UNICAP
Cabelo crespo na construção da identidade negra.
Kátia Maria dos Santos Barbosa – UFRB
ST 06 - História, poesia, música e seu ensino
Terça, 06 de outubro
Manoel Monteiro e o Novo Cordel.
Maria Helena do Rosário de Pontes - UNICAP
Ensino de História e Música.
Lisiara Guazzelli Borsoi – UCS
Música - Identidades Fragmentadas em Tempos de Pandemia.
Tiago Cardoso da Silva - UNICAP
Os instrumentos musicais e a musicalidade indígena: uma relação entre a colônia e a contemporaneidade na atuação do músico e educador indígena Wakay.
Fabricio Lyrio Santos - UFRB
Tamires Santos Teles - UFRB
ST 07 - História, ensino, diversidade e gênero
Terça, 06 de outubro
Cristóvão Colombo e os inimigos do futuro: a atualidade e o politicamente correto se insurgem contra o legado do descobridor da América.
Mario Caldonazzo de Castro - UNIFAL
Educação primária para os negros libertos no final do século XIX.
Márcia Schlapp – UFRB
Patrimônio Cultural e Educação Escolar Indígena.
Edilson Pereira Santos - UEG
Apontamentos sobre trajetórias femininas: mulheres na Porto Alegre do século XVIII e XIX.
Denize Terezinha Leal Freitas - SEDUC-RS / UNIPAMPA
A importância da lei de nº 463, de 2 de setembro de 1847, e a legitimação dos filhos ilegítimos naturais livres e espúrios.
Sandra da Silva Conceição - UFRB
Representações culturais das mulheres na china (1892-1934): O ensino de história a partir dos romances a boa terra e pavilhão de mulheres, de Pearl Buck.
Márcio Rodrigues - UCS
ST 08 - Ensino de História: legislação, material didático e práticas educacionais
Quarta, 07 de outubro
BNCC e os novos desafios da prática docente: o que deve constar nos currículos atuais?
Raíssa Caroline Macau Mendes - UEMA
História Econômica e História dos Conceitos no ensino básico: o Dicionário de Conceitos e Temas Econômicos para Jovens como ferramenta para o Ensino de História.
Werbeth Serejo Belo - UC
O ensino de História por meio da arqueologia.
Adelson Barbosa dos Santos - UFT
O desafio da formação docente em História.
Marcos Vinicius Ferreira Trindade - UEMA
O livro didático e as temporalidades religiosas: problematizando as representações sobre Tempo, Cronologia e Religiões a partir de um livro didático de História.
Rimilla Queiroz de Araújo - UEMA
ST 09 - História, formação de professores e
novas tecnologias.
Quarta, 07 de outubro
Capitão América – reflexo de seu tempo: As histórias em quadrinhos como objeto de pesquisa e ensino.
José Carlos da Silva Cardozo - FURG
O uso das tecnologias móveis em tempos de pandemia.
Jimmy Iran dos Santos Melo - UFRR
Biblioteca digital de periódicos de medicina: Hemeroteca Antônio Pedro.
Ana Lúcia Torres Marinho - UFF/FGV
Ensino e Oralidade: vozes do Além Medieval na Visão de Túndalo.
Bianca Trindade Messias - UEMA
ST 10 - História, conflito e sociedade: relações
passado e presente
Quarta, 07 de outubro
A Líbia e o problema da primavera árabe no livro didático do terceiro ano do ensino médio.
Línik Sued Carvalho da Mota - URCA
Racismo, política e esporte: Notas sobre a militância negra e luta Antiapartheid através da Folha de São Paulo.
Camila Santos do Nascimento - UFRB
A missão dos redentoristas irlandeses em terras brasileiras.
Luciene de Sousa Ribeiro - UFT
Clarice Lispector: a infância no Recife revelada na literatura (1925-1935).
Henrique Inojosa Cavalcanti - UNICAP
ST 11 - História: o Urbano e o Patrimônio
Quarta, 07 de outubro
#PARTIUMUSEU Ressignificando a percepção de museu no município de Vacaria/RS através do ingresso no espaço virtual e de ações educativas.
Manoela Grazziotin Rodrigues - UCS
A Preservação dos bens culturais edificados e o Patrimônio Art Déco em Goiânia-GO.
Maysa Moreira Antunes - UEG
Wilton de Araujo Medeiros - UEG
Festa em Louvor a São José em Mossâmedes- GO: Patrimônio e Memória de uma cidade (2010 - 2020).
Stefany Lorrane Menezes Ferreira - UEG
O Patrimônio Histórico Cultural da cidade de Goiás: ações para incentivo a preservação.
Neemias Oliveira da Silva - UEG
Elisangela da Silva Beltrão - UEG
ST 12 - História e Ensino de História do Brasil
Quinta, 08 de outubro
De “afilhado de Padre Cícero” a “comunista subversivo”: a trajetória militante de Pedro Coutinho Filho.
Leonardo Soares dos Santos - UFF
Identidade Nacional Brasileira e Cultura Empresarial.
Luciano Medrado Cruz Porto – FGV
O desenvolvimento integral em história: A Ditadura Civil-militar em múltiplas espacialidades.
Paulo Leandro da Costa Moraes - UEMA
Polarização política na eleição presidencial de 2018.
Arthur Maziero - UCS
A perspectiva da História Oral na compreensão do 3.º Batalhão Rodoviário.
Pâmela Brochetto de Castilhos - UCS
ST 13 - Ensino de história e relações de poder e dominação
Quinta, 08 de outubro
As relações políticas entre romanos e bárbaros constituídas na Hispania: uma revisão bibliográfica a partir do ponto de vista de historiadores brasileiros.
Ricardo Luiz de Souza - UNIFAL
Natasha Vechi Kraüss - UNIFAL
Batalha de Ourique: Filosofia e Justiça na Fundação de Portugal.
Lucas Magalhaes Costa - UNIFAL
Dominação e Submissão nas Cantigas de Amor no Movimento Trovadoresco.
Clenilda Maria de Faria Santos - UNIFAL
História e Poder: uma análise dos escritos de Giraldo e Pedro Márcio sobre as revoltas em Santiago de Compostela (séc. XII).
Jordano Viçose - UFES
O maravilhoso Novo Mundo do século XVI e seus habitantes bárbaros e selvagens.
Daniel Aroni Alves - UNIFAL
São João da Cruz: um despertar do misticismo em meio às reformas espirituais do século XVI.
Silmara Luiza Órfão Novais Passos – UNIFAL
ST 14 - História, ensino e cultura
Quinta, 08 de outubro
Sacralização e ressacralização: Uma leitura semiótica nos rituais às entidades nos cultos afro-brasileiro.
Jêibel Márcio Pires Carvalho - UEMA
Famílias da Teranga: A comunidade muçulmana senegalesa em Caxias do Sul.
Franciele de Almeida de Oliveira - UCS
Identidade(s) nacional(is) na literatura anticolonial de Pepetela.
Moisés Damian Bonniek Almeida Cesar - UFRB
Identidade, territorialidade e resistência negra do Quilombo Sambaquim na Contemporaneidade.
José Luiz Xavier Filho - UPE
A representação de José Bonifácio e o abolicionismo.
Adísio Genu de Freitas Júnior - UNICAP